Começou um novo ano e a valorização da nossa saúde oral não pode ficar para trás.
Infelizmente, nem sempre é o caso. Segundo dados do mais recente Barómetro de Saúde Oral, mais de 30% dos portugueses não vão ao médico dentista ou só vão em caso de urgência. Este é um número que se mantém quase inalterado desde que este Barómetro começou a ser realizado, em 2014.
Mas os números preocupantes não ficam por aqui. Cerca de 35% dos portugueses não visitam o médico dentista há mais de um ano. Além disso, apenas 31% dos portugueses têm a dentição completa, quase 10% têm falta de todos os dentes e metade dos portugueses com falta de dentes naturais não têm dentes de substituição.
Apesar de se notar uma maior preocupação no nosso país com a saúde oral, uma vez que os doentes habituais aumentaram a regularidade das visitas ao médico dentista, ainda existe uma elevada percentagem de pessoas que continuam longe dos consultórios.
É muito importante percebermos que a Saúde Oral está relacionada com a saúde geral do nosso organismo.
Uma boa saúde oral favorece a mastigação, a digestão, a fala e contribui para a ausência de dor e desconforto. Por outro lado, doenças na cavidade oral podem agravar outras doenças, tais como problemas nutricionais, cardíacos, lesões musculares, dores de cabeça, etc.
Por isso, deixamos o desafio: ano novo, boca nova? Se não costuma visitar o médico dentista porque não sente dores nem desconforto e pensa que está tudo bem, está na hora de um check-up.
Acredite em nós: se cuidar da sua saúde oral, estará a cuidar de todo o seu corpo.