Sabe o que é o bruxismo?

· 30/10/2019 · 11:10

Estamos em época de Halloween, mas não se deixe enganar, a palavra bruxismo não está relacionada e é um assunto bem sério.

O bruxismo é o hábito inconsciente e extraordinariamente destrutivo de ranger e/ou apertar os dentes, e é muito mais comum do que pensa – um em cada cinco adultos sofre desta condição e é a 3.ª doença oral mais frequente nas crianças.

Este hábito pode causar danos graves e permanentes à dentição e restaurações dentárias, dores nos maxilares e nos ouvidos e chegar mesmo a alterar a oclusão e posição de repouso dos músculos mandibulares.

As causas mais frequentes são psicológicas, tais como ansiedade, stress, frustrações, medo, etc. Mas não só. Vários estudos indicam que a incidência do bruxismo pode ser influenciada por uma predisposição genética e que é mais comum em indivíduos com distúrbios de sono, como ronco e apneia obstrutiva do sono. 

Muitas vezes, quem sofre de bruxismo só o descobre quando outra pessoa repara no som dos dentes a ranger durante a noite. Ainda assim, existem sintomas que podem alertar para a existência desta condição, como sentir inchaço da face, maxilares doridos, insónias e dores de ouvidos, cabeça ou pescoço.

Se sabe que sofre de bruxismo, ou mesmo que só desconfie, não ignore este problema!

Informe-se connosco, para que juntos encontremos a melhor forma de tratamento.

 

Etiquetas:, ,